Psicologia Junguiana
- Priscila Nery Duarte
- 16 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
O que é terapia junguiana?
A terapia de orientação junguiana, baseada nas ideias de Carl G. Jung e pós junguianos, tem como principal objetivo auxiliar o indivíduo a resgatar aquilo que é a sua essência, ou seja, viver de acordo com aquilo que ele realmente é.
Também chamada de Psicologia Analítica, ela trabalha para integrar aspectos inconscientes à consciência e estabelecer um equilíbrio entre mundo interno e externo.
Como ela funciona?
Na terapia junguiana, terapeuta e paciente trabalham juntos para reencontrar o caminho que tem mais a ver com a essência do paciente.
O paciente pode ficar à vontade para falar do que quiser. Qualquer situação que tenha lhe causado algum afeto pode ser analisada e refletida.
O terapeuta irá buscar compreender simbolicamente o que aquela situação está representando para o paciente. O paciente, por sua vez, começa a compreender melhor a si mesmo e como ele “funciona” no mundo.
Compreender simbolicamente quer dizer ir além do significado óbvio das situações, buscando entender o que mais está carregando aquela situação de afeto (podem ser experiências e vivências prévias, crenças, conceitos, etc).
Além da fala, o terapeuta junguiano pode trabalhar com a análise de sonhos, imaginação ativa, jogo de areia, arteterapia ou qualquer recurso que envolva material psíquico do paciente.
Posts recentes
Ver tudoEntender o que nos leva a ter alguns tipos de comportamentos, sentimentos e emoções, e as dinâmicas inconscientes por trás deles é...
Por que Arteterapia? De acordo com Andrade (2016): A Arteterapia é um processo terapêutico que ativa a sensibilidade, a criatividade, a...
A Musicoterapia tem muito a contribuir nos atendimentos aplicados ao TEA. O TEA, transtorno do espectro do autismo, é uma alteração do...
Comments